Hone Your Point of View – “writing101”

2zxDa-pn7M-1
Hoje ao abrir a página de notícias eu li sobre o Eclipse total da lua. (Moradores da América, da Ásia e da Oceania puderam ver no início da manhã desta quarta-feira o segundo dos dois eclipses lunares totais de 2014, que mostrou uma versão avermelhada do satélite natural da Terra, a chamada ‘lua de sangue’).
Isso me chamou atenção e me fez lembrar a infância. Morávamos em uma pequena vila. Quase uma vida primitiva. Não tínhamos água potável nem energia elétrica. Os vizinhos, todos os amigos tinham o costume de no início do anoitecer fazer uma fogueira em frente a uma casa e ali todos ficavam a conversar, ouvir anedotas e cair na gargalhada. Eu lembro bem que o Sr. Jaime cantava versos decorados e eu mim encantava com os cancioneiros românticos. Que inteligência tinha aquele homem! Sabia vários cancioneiros inteirinhos que hoje são conhecidos como Literatura de Cordel. Dona Sinhá sua esposa, mãe de vários filhos, uma mulher virtuosa. Em noite de luar todas as crianças da rua brincavam de cantigas de roda. Assim vivíamos uma vida simples.
Naquela noite sem luar a fogueira foi feita em frente à casa de Dona Sinhá. Tinha umas três famílias reunidas e como de costume lá estava seu Jaime a cantar os cordéis.
Enquanto estou escrevendo minha filha pergunta:
-O que tem haver a lua com essa noite de fogueira?
– Rsrrs Estranho não é? Vou explicar.
Estávamos todos no entretenimento da canção quando de repente ao lado direito da roda de pessoas surgiu uma bola enorme de luz azul. Todos ficaram assustados. As crianças começaram a chorar, algumas pessoas correram para casa, e Nonato um menino de doze anos gritava: ´
-É o final do mundo! Vamos todos morrer.
– O mundo vai acabar!
Eu fiquei a observar tão linda luz. Uma gigante bola azul de luz. Não aterrissou. Ficou cerca de trinta centímetros entre a terra e esfera azul, demorando uns dez minutos sua aparição. Passando o fenômeno ninguém quis ficar na fogueira. O assunto no outro dia era essa aparição.
– Ninguém soube dizer o que seria?
– Meu pai e seu Jaime explicaram que poderia ser a “luz da serra”.
-O que é a “luz da serra”?
– É uma luz tipo folclórica. Segundo os caçadores durante as noites de escuro a “luz da serra” aparece aos caçadores. Dizem que várias pessoas chegaram a ver.
– Outras pessoas garantiam que seria uma nave de extraterrestre. Um disco voador.
O fato é que nunca me esqueci esse fenômeno. Hoje vendo a foto do Eclipse da lua vermelha lembrei-me da linda bola azul de luz. (Baseado em fatos reais)
Ma Socorro

Leave a Reply

